Estudos tem demonstrado que as proteínas são dentre os macronutrientes um dos mais sacietogênicos, e que o Whey Protein  promove mais saciedade que os carboidratos.

Foi demonstrado que em indivíduos com peso normal, a suplementação de whey protein  2 horas antes da refeição demonstrou reduzir a ingestão alimentar. Alguns autores sugerem que a ingestão de whey protein no trato gastrintestinal promove rápida absorção de peptídeos bioativos e aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), principalmente da leucina que estimulam a secreção de peptídeos gastrointestinais anorexígenos de células neuroendócrinas específicas e atuam a nível hipotalâmico em neurônios que regulam a ingestão.

Um estudo realizado com mulheres com  IMC  em torno de 38,8kg/m2 , receberam na primeira fase do estudo maltodextrina e na segunda fase após 7 dias da primeira , receberam whey protein.  O controle glicometabolico foi realizado com coleta de sangue 15, 30, 45, 60 e 120 minutos após a ingestão para dosagem de peptideos  anorexígenos gastrintestinais , como PP (polipeptideo pancreático), GLP1( Glucagon –like paptideo) e o apetite foi avaliado no inicio, 15, 30, 45, 60, 75 , 90, 105 e 120 minutos após a ingestão.

Conclusão: Os pesquisadores concluíram que Whey protein atua reduzindo o apetite, uma vez que estimula os peptídeos gastrointestinais anorexígenos e melhora a homeostase glicometabolica em mulheres obesas.

Referência: Rigamonti, A. E. et al. Whey Proteins Reduce Appetite, Stimulate Anorexigenic Gastrointestinal Peptides and improve Glucometabolic Homeostasis in Young obese women. Nutrients, V. 11, n. 2 jan. 2019.