Os rótulos dos alimentos são uma forma de comunicação entre o produto e o consumidor. Quais informações devem estar presentes neles?
Chegou a hora da inspeção!


Primeiramente devemos nos atentar aos produtos que consumimos, pois muitos deles possuem ingredientes aos quais você ou alguém de sua família podem ser sensíveis. Aqui fica um alerta aos principais itens aos quais você deve se ater com a lupa.

Dentre eles: lista de ingredientes, informações nutricionais, origem dos produtos, data de validade e fabricação, peso dos produtos. Ao pensar em comprar algo é muito importante saber qual a realidade daquele produto, afinal a saúde é algo que deve ser levada ao pé da lupa, então vamos deixar algumas informações de ouro para toda vez que você pegar algo na prateleira se recordar.

1- Lista de ingredientes:  Os componentes de um alimento aparecem em ordem decrescente, sendo primeiro o que predomina e o último o que está em menor quantidade. Se tiver um ingrediente transgênico, além de constar na lista, aparecerá um triangulo amarelo na frente da embalagem.  Abaixo aparecerá listado os ingredientes que podem causar alergias.

2- Origem do produto:  Diz qual é o fabricante e de onde foi produzido. Abaixo deve vir o número do lote que permite rastrear o produto caso tenha algum problema, como intoxicação alimentar. Por fim contém o “S.I.F” selo conferido pelo Ministério da Agricultura, ele atesta que o produto está apto para o consumo.

3- Prazo de validade: Mostra até quando o produto estará em condições de ser consumido. Pode ser que exista duas datas, uma para antes e outra para depois da abertura da embalagem. Alguns alimentos duram menos em contato com o oxigênio. É importante respeitar as datas, mesmo que o gosto e aparência estejam inalterados, micro-organismos patogênicos podem estar presentes.

 

 

4- Peso líquido: É o peso do produto excluindo o peso da embalagem. Em produtos em conserva ainda tem o peso drenado, que é o peso do produto sem o líquido. Estas informações são importantes para ajudar a comprar a quantidade exata para a receita e para permitir uma comparação de preços de produtos com o mesmo peso e categoria.

 

A nutrição começa pelo rótulo, será?

Muitas pessoas nos questionam por acreditarem que os alimentos que consomem têm boa aparência e se apresentam como uma proposta saudável para saúde, mas quando colocam no prato não sentem a mesma sensação, pois ao observar a balança acabam por perceber outra situação. Você já sentiu algo como essa sensação? Se sua resposta é sim a dica dos rótulos irá lhe ajudar muito, mas para isso você deverá se dedicar um tempo maior para aprender sobre o conteúdo do que está levando para casa e aí sim estará de fato sentindo um pouco do que desejo que aprenda sobre este tema. As informações nutricionais mostram o que os alimentos possuem o seu valor real, pois sabemos que muitas coisas não carregam nenhum valor nutricional, e por isso frases como “nutrir é diferente de se alimentar” surgem como luva, se parar para analisar a tabela nutricional de um alimento rico em carboidrato poderá perceber que de fato seu principal componente é este, mas será que é o necessário em maior quantidade para sua nutrição?

Por isso aprender um pouco sobre o valor da boa nutrição, do bom nutriente e a melhor forma de consumo é tão importante para saúde, além disso você pode descobrir como ficar bem com as escolhas e ir tranquilo ao mercado. Assim segue nosso item especial para te ajudar a ficar de olho no que lhe faz bem.

 

5- Informações nutricionais: A tabela nutricional traz a quantidade de calorias total do produto e as quantidades individuais de cada componente, como proteína, gordura, carboidrato e etc.  Vale apena prestar atenção a porção de referência, determinada na tabela (%VD- porcentagem de valor diário), que mostra a quantidade diária do alimento que pode ser ingerida por dia numa dieta equilibrada.  Em geral, para uma alimentação saudável, são recomendados produtos com baixo %VD em gorduras saturadas, gorduras trans e sódio, e com alto porcentual de fibras.

 

Por isso saber o que estamos ingerindo é importante, vamos aprender a ler rótulos e usar deste aprendizado para uma vida saudável. E como você escolhe seus itens no mercado?