Embora ninguém saiba ao certo, os documentos biográficos sugerem que Da Vinci só pintou com a mão direita, mesmo sendo canhoto em outras capacidades … ele era ambidestro. Além disso, foi relatado que da Vinci sofreu uma grave fraqueza do lado direito no final de sua vida, indicando para muitos historiadores que ele sofreu um derrame maciço.

“… Não se pode realmente esperar mais um bom trabalho dele, pois uma certa paralisia prejudicou sua mão direita … E, embora Leonardo não possa mais pintar com a doçura que lhe era peculiar, ele ainda pode projetar e instruir outros.”
Antonio de Beatis-1517

Um novo estudo publicado mais recentemente analisam um retrato de Da Vinci, pintado por Giovan Ambrogio Figino. Anteriormente esquecido, o braço e a mão de da Vinci estão em uma tipóia, com a mão direita em uma posição não típica de um derrame. Após um acidente vascular cerebral, a mão de um paciente geralmente está totalmente fechada. Nesta renderização, apenas o anelar e os dedos mindinhos são flexionados a face direita de Da Vinci não está caída, o que seria atípico após um derrame. Por fim, as descrições subsequentes de Da Vinci não indicam nenhum problema de fala ou cognição, o que seria esperado de um acidente vascular cerebral esquerdo grave.

 

Seria então uma Lesão de Mão, conhecida como “Garra Ulnar” devido a lesão do nervo ulnar no cotovelo?

Em vez disso, a mão direita de Da Vinci está na posição típica de “garra ulnar”. É evidente que Da Vinci pode ter morrido de ataque cardíaco. Portanto, é possível que Da Vinci tenha experimentado um episódio de desmaio ou tontura, fazendo com que ele tenha caido no cotovelo direito e danificado o nervo ulnar direito.
Se saberemos de fato o ocorrido, não sabemos, contudo podemos afirmar que suas brilhantes obras regem muitos estudos e nos fazem perceber a importância de cada parte do corpo humano, suas funções e principalmente seu poder de realização diante das vontades em  executar tarefas.

 

E como podemos lidar com as demandas de nosso corpo, como podemos alimentar ele de tal modo que nos supra como espécie?

 

Créditos: Dr. Adam Smith

In: www.rockymountainbrainandspineinstitute.com/leonardo-da-vinci-had-a-peripheral-nerve-injury/.